quarta-feira, 5 de outubro de 2011

O animado Kaseko: estilo musical popular do Suriname

A antiga Guyana Holandesa, atual Suriname, é um dos países menos conhecidos situados no nosso continente. Isso é quase um fato... Conheço pessoas que não sabem da existência desse pais e muito menos que ele faz fronteira com o Brasil. Normalmente países pequenos se fazem aparecer pela sua política externa ou através do esporte. O Suriname não possui presença forte em cúpulas multilaterais do continente sul-americano, além disso, não é destaque em esportes populares como futebol. Isso tudo só aumenta o mistério: o que tem lá ?

Como falava Albert Einstein: a curiosidade é mais importante do que o conhecimento. Então fui dar uma pesquisada e encontrei algo significativamente interessante ! Se chama Kaseko. Se vc estava procurando alguma música realmente animada para sua festa, esqueça agora essas bandinhas tipo Black Eyed Peas ou aquelas que tocam em rave. Prepare seu som pra tocar Kaseko Medley - Tumak Humak ! Ou quem sabe Cult-Soca-Medley ?

O Kaseko tornou-se popular também nos países baixos pelos fortes laços que o Suriname ainda mantém com a região. Sendo uma mistura de sons no qual os aspectos africanos e indígenas se destacam, o estilo usa e abusa de tambores e trombetas. Popularizado na década de 1970, o som possui fortes elementos da música caribenha, além de ser muito tocado em eventos comemorativos.  Segue abaixo algumas músicas encontradas no youtube. Confesso que foi difícil escolher pq gostei de quase todas rsrsrs...



 

3 comentários:

  1. Que bacana encontrar essa postagem! Navegando pelo mundo (sigo orientação do Einstein) - via internet - caí no Suriname e a curiosidade me trouxe aqui. Engraçado que o som da Bahia, dos trios elétricos, têm muita semelhança com esse ritmo caribenho, nos tornando uma América possível de afinidades. A música fala muito sobre seu povo e captei o espírito do lugar! Obrigada!Aprendi um pouquinho e me diverti. Vou publicar uma das canções em meu blog e dar o link para o seu. Abraço de Ada. (coisasdeada.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  2. Fantastico conheci a cultura,é animador..

    ResponderExcluir