quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Hugo Chávez + Twitter + Mídia: uma fórmula de sucesso

Chávez e Twitter.
Fonte da foto de Chávez:
Revista Portuária
A entrada do presidente venezuelano Hugo Chávez no twitter foi notícia mundial. Utilizando as redes sociais como mecanismo para ampliar sua campanha eleitoral, Chávez inicia seu microblog com grande popularidade já nos primeiros meses. É inegável a eficiência na política dessas novas redes sociais como twitter, proporcionando o contato direto entre o povo e seu governante. No caso do presidente venezuelano, o twitter não se limita apenas a legitimar seu ideal do "Socialismo do Século XXI", mas também para mostrar o "Chávez humano", aquele que torce pela seleção e possui fortes laços de amizade com Fidel Castro. Um bom exemplo é o post de junho/2011: "En verdad verdad, nuestra ¡Vinotinto ganó anoche! Paraguay no nos ganó ese juego. Tanto Fidel como yo vimos clarito el gol que nos quitaron" O ranking venezuelano de seguidores no twitter mantém o presidente Chávez ainda no topo, com 2,139,202. Mas essa forte liderança vem sendo, aos poucos, ameaçada por outros personagens menos "populares" fora do pais.

Como já afirmei em outro momento, nossos jornais esquecem que existem países ao nosso lado e que não fazemos fronteira com Europa ou Estados Unidos. Contudo, Hugo Chávez consegue transpor essa barreira e ser bastante comentado na mídia nacional. Já em jornais globais como New York Times ou El Pais, o presidente venezuelano parece ser "a própria" América Latina, de tanto que é falado ! No jornal espanhol, é difícil não encontrar alguma informação de Chávez na seção direcionada a notícias do nosso continente. Hoje mesmo, se acessarem, irão ver uma notícia com foto, publicada em 03/10/2011.



Para quem não sabe, o Chávez também possui um programa de televisão, chamado "Alo Presidente". O programa foi nasceu em 1999 e representa essa espécie de "culto" à própria imagem tão realizada pelo presidente. Inicialmente, a proposta era apenas atuar no rádio, mas já em 2000 passou a ser televisionado. Após a doença de Chávez ser diagnosticada, o programa foi interrompido para o tratamento do câncer. Além de ser muito engraçado, o programa venezuelano foi um meio de responder às críticas da mídia americana ao seu tipo de governo, tido como extremamente autoritário. Os telejornais americanos são adoradores da imagem de Chávez para fazer chacota ou criticas quando lhes faltam assunto.

Até então, a Venezuela era muito pouco conhecida e apenas associado à sua riqueza de petróleo. É certo que o pais se tornou visível quando Hugo Chávez entrou em cena, tornando-se um grande protagonista do país no cenário internacional. Sendo, um dos personagens mais conhecidos da América Latina, Chávez possui uma variedade de talentos que também aparecem nos blogs e programas de televisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário