sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Isla Presidencial

Después de muchas diatribas
En una cumbre presidencial
Los líderes zarparon en un paseo oficial
Repentinamente, el cielo se nubló
El barco en el que iban, de pronto naufragó
Y así fue
Y así nació
La Isla Presidencial!


Fonte: islapresidencial.net

Este era para ser meu primeiro post no Várias Américas. Mas como nasci distraído e esquecido, deu no que deu. A Isla Presidencial talvez seja uma ótima representação do que se pensa da América Latina quando observamos as características de seus presidentes. O elemento caricatural encontrando em Evo Morales, Hugo Chávez ou Lula foi a base desse desenho venezuelano. A originalidade é fantástica: fazendo uma comparação com a série Lost, o desenho coloca todos os presidentes latino-americanos em uma ilha (com o formato do continente) e mostra o dia a dia deles nesse local.  Enquanto Uribe e Chávez tentam influenciar Lula, Evo Morales mostra sua grande paixão. Ainda existe Barack Obama ameaçando os moradores da ilha com suas técnicas de caça. Tudo isso ocorre porque, após a 74ª Reunião de líderes ibero-americanos, os presidentes se reúnem no barco de Lula, que acaba por bater em uma grande pedra.

A ideia é montar uma grande metáfora com a política externa e as personalidades dos presidentes. Não é muito difícil identificar essas características na vida real. Basta pensar na proximidade de Bolívia e Venezuela, nas tentativas de influenciar o Brasil ou nas aparições norte americanas, sempre de olho no que ocorre. Sem dúvida é um grande desenho, seja para rir, seja para analisar.

Muitos dos presidentes que são apresentados não fazem mais parte desse cargo nos seus países. É o caso de Michelle Bachelet e Alvaro Uribe. Consegui encontrar o primeiro episódio com legenda em português, mas as demais são apenas com o idioma espanhol. Logo abaixo no primeiro video está o link com o canal
oficial do Isla Presidencial para vcs terem acesso aos demais episódios.

 


Para assistir os outros episódios, clique link abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário