segunda-feira, 3 de outubro de 2011

José Antonio Velásquez e a pintura hondurenha

Estou longe de ser conhecedor de arte. Apesar de admirar e ler alguma coisa sobre, não sei explicar as principais correntes ou qual detalhe aqui e ali fazem "aquela" diferença. Pra ser sincero, até poucos anos atrás, ir a um museu de arte para mim já me deixava com as pernas pesadas, sem querer sair do meu estado de conforto, que normalmente era ficar na frente do computador, rs. Mas acho que meu instinto geminiano, de querer conhecer de tudo e não ser especialista em nada, falou mais forte após começar a estudar cultura.

Vendo umas coisas do golpe de estado que ocorreu em Honduras pouco tempo atrás, acabei acessando um site oficial do país e conhecendo esse personagem chamado José Antonio Velásquez. Para Honduras, Velásquez não é apenas o maior nome da pintura nacional, mas talvez um dos principais destaques internacionais nascidos por lá.

Velásquez e esposa.
Fonte: Procesodigital.hn
Quase um "Da Vinci hondureño", Velásquez possuía uma multiplicidade de talentos, não se limitando apenas à pintura, mas foi sendo também escultor, comerciante, barbeiro, fotógrafo e político. A verdade é que Honduras era e ainda é um país muito pobre, forçando as pessoas a realizarem diversas atividades para se sustentar.  Considerado como o primeiro pintor primitivista da América Latina, nasceu em 1906 no departamento de Valle. Suas obram demonstram o cotidiano do país, desde as atividades diárias do campo até o trabalho nas calles. Um outro aspecto interessante envolve a riqueza de detalhes em suas obras, com o contorno de cada telha e a grade de cada janela.

Velásquez chegou a expor suas obras em diversos países, dos Estados Unidos à China, demonstrando alguns aspectos da vida em Honduras e aproximando outras culturas da sua. Falecendo em 1983, as pinturas dele se encontram em Tegucigalpa, capital do país. Abaixo algumas imagens obtidas Honduras.com:

Fonte: honduras.com

Fonte: honduras.com

Fonte: honduras.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário